E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste?
E por que descaiu o teu semblante?
E por que descaiu o teu semblante?
Se bem fizeres, não é certo que serás aceito?
E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta,
e sobre ti será o seu desejo,
e sobre ti será o seu desejo,
mas sobre ele deves dominar.”
Gênesis 4:6,7
Gênesis 4:6,7
Caim era o filho mais velho, agricultor como o Pai, e fica inconformado com Deus por ter sido reprovado por Deus, enquanto seu irmão mais novo é aprovado.
Em muitos momentos de nossas vidas, fazemos do nosso culto a Deus, apenas cumprimento de obrigações, entregamos ofertas do nosso tempo, dos nossos dons, dos nossos bens sem que o nosso coração esteja presente.
De repente, olhamos em volta e vemos o nosso próximo prosperar, ter paz, viver em vitória e questionamos pelo nosso merecimento.
A lição Divina é clara e direta: Agir certo te livra do mal. Ele prevê a fraqueza de Caim e exorta sobre a direção certa e os resultados do seu livre arbítrio.
Para abafar o meu fracasso, minha amargura, minha dor, gero o conflito com meu irmão, e não admito ser tratado por Deus. Tem coisas em nossa vida que somente eu e Deus sabemos, eu posso tentar aplacar minha consciência mais não há grito de raiva que possa justificar os atos que eu mesmo tenha praticado.
Deus deu uma nova chance para Caim, colocou uma marca em sua testa que o protegia de ser julgado pelo mundo. Deu a ele uma nova vida, mais ele escolheu permanecer no erro. Não aproveitou as oportunidades de mudança. Não aceitou a graça e o perdão de Deus.
Jesus morreu na cruz do Calvário para que eu pudesse estar livre do meu pecado. Aceitar a graça é aceitar a possibilidade de uma nova vida de acertos.
Invoque a presença do Deus vivo, encare as consequências dos seus atos, e deixe Deus construir algo novo em sua vida.
A caminhada em obediência ao Senhor traz resultados de bênçãos.
Evelise Cavalcanti

